A atleta portuguesa Sara Moreira conquistou hoje a medalha de bronze na prova dos 5000 metros nos Europeus de Barcelona (Espanha), ganha pela turca Alenitu Bekele.
Sara Moreira terminou com o tempo de 14.54,71 minutos, recorde pessoal, arrebatando a quarta medalha para a seleção portuguesa, depois da prata de Naide Gomes (comprimento) e do bronze de João Vieira (20 km marcha) e Jessica Augusto (10 000 metros).
Bekele sagrou-se campeã europeia com a marca de 14.52,20 minutos, recorde dos campeonatos, à frente da compatriota Elyan Abeylegesse (14.54,44), enquanto a portuguesa Jessica Augusto foi quarta classificada, com 14.58,47.
Num duelo luso-turco, as originalmente etíopes Alemitu Bekele e Elvan Abeylegesse ficaram com o 'ouro' e a 'prata', além de um novo recorde dos campeonatos para a primeira, enquanto a delegação portuguesa comemorou a 24.ª medalha em eventos do género, após 'prata' de Naide Gomes (comprimento) e 'bronzes' de João Vieira (20 km marcha) e Jessica Augusto (10 000 m).
"Nunca me senti tão nervosa na carreira. Depois de correr os 10 000, ficar até ao último dia para fazer esta prova, na qual apostava tudo... Nunca me tinha sentido tão mal, até em termos musculares. Foi uma noite muito mal dormida, mas dar uma quarta medalha a Portugal é fantástico", disse a atleta do Maratona, de 24 anos, natural de Santo Tirso e cujo anterior máximo pessoal era de 14.58,11 minutos.
A vice-campeã europeia de pista coberta nos 3000 metros, em Turim2009, campeã mundial universitária Belgrado2009, além de 10.ª nos Mundiais Berlim2009, confessou que o resultado podia mesmo ser outro "se tivesse tido um bocadinho mais de força, não o ouro, mas pelo menos a prata".
"É realmente compensador quando se chega ao fim e se concretiza aquilo para que tanto trabalhámos uma época inteira. É uma sensação indescritível", completou, depois de comemorar o terceiro posto com a mascote Barni, já envolta na bandeira da esfera armilar.
A russa Maria Konovalova tomou a frente da corrida de início e cedo as seis favoritas ficaram destacadas das restantes concorrentes. A nove voltas do final, a Turquia teve a sua 'baixa', com Meryem Erdogan, também de origem etíope, a deixar um quinteto no comando.
Jessica Augusto e Elvan Abeylegesse, campeã europeia da dupla légua na quarta feira e vice-campeã olímpica das duas distâncias, foram experimentando a frente da corrida "porque se fosse mais rápido era melhor", segundo a portuguesa.
A cinco voltas do fim, com a dupla turca a acelerar, Konovalova 'descaiu' e foi observadora da cimeira a quatro, com Bekele, que já batera as duas portuguesas nos Europeus 'indoor' Turim2009 (3000 metros), e Abeylegesse, vice-campeã olímpica dos 5000 e 10 000 metros.
Com 800 metros pela frente, o ritmo aumentou, Sara ainda tentou por fora, mas foi Bekele a impor-se, enquanto Abeylegesse deu o tudo por tudo na última curva e chegou ao segundo posto. Jessica, com a melhor marca do ano entre as inscritas, há muito ficara na quarta posição, terminando em 14.58,47 minutos.
"Esperava acompanhá-la no pódio, mas... paciência. Para ganhar ou chegar às medalhas, tinha de ser mais rápido e foi o que combinei com a turca, mas a Elvan (Abeylegesse) também acho que não deu o máximo. Cada uma com as suas armas. Saio contente, com uma medalha (bronze nos 10 000 metros), e agora mais outra para Portugal", disse Jessica Augusto.
"Os campeonatos são para se ganhar, não são as marcas que contam. Eu também nasci em França (Paris). Hoje podia ter sido a melhor francesa, mas fui a segunda portuguesa, com duas turcas na frente", ironizou por fim a quarta classificada, referindo-se à origem africana das adversárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário