segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alex Kirui, e Beatrice Torotich vencem a 7º Maratona do Porto







A sétima edição da EDP Maratona do Porto, este domingo realizada na Cidade Invicta, não teve possibilidade de ver melhorados os recordes do percurso mas obteve um triunfo categórico quanto ao número de atletas classificados – 1180 atingiram a linha da meta completando os clássicos 42195m, o que torna a prova de forma inequívoca na maior maratona de Portugal.

O evento não se ficou pela maratona, tendo incluído uma Family Race de 14km com partida simultânea com a corrida maior, e depois uma Mini-Maratona de 6 km com partida desfazada, o que levou a que mais de oito mil pessoas enchessem as ruas do Porto numa grande festa do atletismo e do desporto para todos.

Os tempos finais da maratona ficaram um pouco aquém das expectativas porque as condições climatéricas acabaram por ser desfavoráveis a partir dos 30km de competição, em especial, devido ao forte aumento da temperatura e do vento, isto depois de alguma chuva no início. Nos homens atingiu-se metade da competição em 1h05m, o que perspectivava um bom tempoterminal, mas a segunda metade foi bastante mais lenta.

Impôs-se o quenianoAlex Kirui, com 2h14m25s, mas o veterano Paulo Gomes, atleta da Conforlimpa de 37 anos, conseguiu um interessante segundo lugar lusitano, com 2h15m09s, adiante do segundo queniano do dia, Anthony Ndungu, creditado com 2h15m39s.


O domínio queniano foi total, pois logo a seguir ao pódio ficaram mais dois leste africanos, Kimutai Keter (2h19m03s) e Talam Kipsang (2h20m54s).


No lado feminino a clara favorita, Pamela Chepchumba, esteve longe de ser preponderante e foi largamente batida por outra queniana. Beatrice Toroitich acabou com 2h37m49s contra 2h51m44s de Chepchumba, enquanto uma portuguesa, Lídia Pereira, da Casa do Povo de Mangualde, fechava o pódio com 2h56m51s.

A Family Race, que se disputou a par da maratona numa extensão de 14 km, teve em Ricardo Ribas e Fernanda Ribeiro os respectivos vencedores.