segunda-feira, 22 de março de 2010

Tadese bate melhor marca mundial da meia maratona


Atleta da Eritreia retira 11 segundos ao anterior recorde mundial. Fernanda Ribeiro foi terceira no sector feminino.
As expectativas geradas à volta da participação de Zersenay Tadese na vigésima Meia Maratona de Lisboa não saíram defraudadas, com o atleta da Eritreia a vencer de forma categórica com mais de um minuto de vantagem sobre os quenianos Sammy Kitwara e Duncan Mutai, segundo e terceiro classificados. Tadese soma ainda a melhor marca mundial da meia-maratona, com o tempo de 58:21minutos, menos 11 segundos que o anterior máximo, que estava na posse do queniano Samuel Wanjiru.
Nos últimos quilómetros Tadese deixou para trás a armada queniana e pôs em marcha o seu plano de ataque a um recorde do mundo que o próprio atleta sempre admitiu poder ser batido em Lisboa, ganhando assim um bónus de 50 mil euros como prémio.
Destaque também para o terceiro lugar alcançado por Fernanda Ribeiro no sector feminino, que aos quarenta anos de idade não pára de surpreender, desta vez intrometendo-se na luta pelo pódio numa prova que teve como vencedora a queniana Peninah Arusei que cortou a meta com larga vantagem sobre a etíope Askale Tafa.

domingo, 21 de março de 2010

Daniel Pinheiro Vence em Avintes.


(A Famosa broa de Avintes foi distribuída por todos os participantes.)

Nos 10Km de Avintes Daniel Pinheiro do N.A.Joane com 30,26m vence a Heitor Oliveira do Cyclones Sanitop que termina no segundo lugar com 30,32m.Em terceiro termina o primeiro Veterano Manuel Ferreira do Arada com 31,03m, que deixa o terceiro do pódio de seniores para o Vítor Barbosa do A.J.Gandra-G.C.O. que termina 31,09m.
No Colectivo vence o Arada com 64p, ao F.C.Penafiel (73p) e ao A.R.Estrelas do Sul que soma 114p.
Elisabete Azevedo da Adercos vence a prova feminina, percorrendo 5000m em 19,17m. E a segunda Elisabete, com o sobrenome Costa do N.A.Matusinhos, com o tempo de 20,59m vence á primeira veterana Esmeralda Silva do C.D.Candal (21,28m).No quarto lugar da Geral feminina e terceiro do pódio de seniores termina a Bebiana Soares do F.C.Penafiel com 21,45m.
Por equipas no sector feminino vence a casa. Pois por falta de atletas das equipas, para se formar o colectivo, os troféus ficaram para a equipa organizadora.

Manuel Sousa vence G.P. da Lourocoop.



Manuel Sousa do F.C.Boavista impôs o ritmo da prova, junto com um pequeno grupo formado por Nuno Valente do F.C.Porto, Paulo Pereira do N.A.Cucujaes e Bruno Freitas C.I.Argoncilhe. O grupo só se desfez, na entrada para a ultima volta de três, com a distancia de 1700metros.Na distancia de 5100m Manuel Sousa vence com 15,31m colocando Nuno Valente em segundo com 15,39m e em terceiro Paulo Pereira com 15,57m.
Por equipas venceu o G.C.C.Castelo de Paiva com 19p. Em segundo C.I.Argoncilhe com 51p e em terceiro o N.A.Cucujaes com 53p.
No Sector feminino a Eunice Tavares da Sportzone R.T. vence com 12,12m, á Susana Rosa da ADERCUS (12,30m) e á terceira classificada Amélia Vieira do G.C.C.Castelo de Paiva (12,50m).
Por equipas venceu a Juventude Atlética Mozelense com 28p á segunda e ultima equipa ADCC-J.Clark que terminou a prova com 32p.