segunda-feira, 21 de junho de 2010

Corrida Festas da Cidade do Porto




A 11ª edição da EDP Gás , este domingo disputada, proporcionou a obtenção de recordes em toda a linha. Nas três vertentes principais do certame, este foi o melhor de sempre – houve um número recorde de chegados ao final dos 15km de corrida, com mais de 1600 dos participantes, e foram obtidos os melhores tempos da história da prova, tantono lado masculino como no feminino.

A Corrida foi a festa que se esperava, eanunciada na véspera coma realização da segunda edição dos Mini Campeões. O sol brilhou sobre a Invicta, dando toda a cor ao evento que o mesmo merecia, e só o vento bastante forte foi um factor que causou alguma perturbação.

Além do mais houve uma vitória portuguesa, precisamente nas senhoras e através de Marisa Barros. A fundista da SportZone Running Team deu uma amostra cabal do bom prosseguimento da sua preparação para a maratona dos Campeonatos Europeus de Agosto, em Barcelona, fugindo longe do fim à suas rivais,incluindo as africanas, para acabar com um recorde da Corrida de 48m57s.

Este melhor tempo de sempre no percurso permitiu-lhe maia de dois minutos de vantagem sobre a sua imediata, a etíope Asnakech Ejigayehu (51 minutos exactos), enquanto Anália Rosa, do Maratona CP, fechava o pódio com 51m28s. Seguiram-se Mónica Silva (Maratona - 53m05s), naquela que foi a sua melhor classificação na Corrida, a queniana Jackline Rionoripo (53m17s), Ana Dias (CB Faro - 53m43s), Mónica Rosa (Maratona - 53m47s) e Filomena Costa (SC Braga - 54m18s).
Marisa Barros havia sido sétima na edição de 2007, e segunda tanto em 2008 como o ano passado, respectivamente com 51m19s e 49m58s. Desta feita chegou ao almejado triunfo na Invicta e fê-lo de forma a concitar as melhores expectativas para o futuro imediato, dada a enorme margem de progressão que mostrou em relação aquelas anteriores prestações, como o confirma o tempo final abaixo dos 49 minutos.

No lado masculino um grupo bastante compacto manteve-se unidos até aos 10km, permitindo que o fundistas se fossem protegendo do vento. Mas a partir daí o etíope Yakob Jarso Kintra colocou um forte ataque que se viria a mostrar decisivo. O antigo recordista etíope dos 3000m obstáculos, e um dos mais prometedores atletas mundiais dessa disciplina, foi aumentando a sua vantagem sobre os colegas africanos e na meta o tempo de conclusão foi brilhante - 43m15s, marca tanto melhor quanto é certo que as condições climatéricas estavam longe de ser as ideais, na perspectiva da alta competição

Seguiram-se o queniano Stephen Kosgei (43m48s), o eritreu Kiflom Sium (44m55s), outro queniano, Amos Kaptich (45m41s) e em quinto, como melhor lusitano, Paulo Gomes (45m43s).

O veterano da Conforlimpa tem sido uma presença constante na Corrida Festas da Cidade, tendo participado logo na segunda edição em 2001, quando alcançou o nono lugar. Daí para diante esteve no Porto mais seis vezes nesta prova, sendo até hoje a sua melhor classificação a de outro quinto lugar, em 2008, agora igualada.

Atrás dele acabaram hoje os 15km o espanhol Javier Diaz Carretero (45m46s), mais dois portugueses, Alberto Chaíça (Conforlimpa - 45m57s) e José Moreira (Cyclones - 46m38s), o queninao Isaac Kiplagat (46m45s) e o fundista do Sporting de Braga Tiago Costa (46m57s).

Sem comentários: